fbpx

Bowen

A Terapia Bowen é uma técnica de terapia manual que foi foi desenvolvida pelo australiano Tom Bowen de Geelong, ( 1916-1982). Esta terapia manual consiste em movimentos giratórios suaves sobre os músculos, tendões, ligamentos e feixes neurovasculares, que levam ao reequilíbrio do organismo e, consequentemente, ao processo de auto-cura.

Consiste em um tratamento superficial, mas com efeitos profundos ao sistema nervoso simpático, o Bowen promove uma sensação profunda de relaxamento e bem estar, favorecendo um rápido e duradouro alívio da dor.

O terapeuta observará a tensão presente no tecido corporal. Ou seja, não se realizam ajustamentos estruturais ou mecânicos, nem manipulações agressivas. O terapeuta conseguirá aliviar o estresse acumulado nos músculos e tendões, permitindo dessa forma executar movimentos Bowen específicos que conduzem à recuperação. É uma técnica indolor e não invasiva.

Quais as indicações da Terapia Bowen?

• Acelerar o processo de recuperação física após uma lesão ou cirurgia.
• Melhorar a circulação, drenagem linfática, eliminação de toxinas.
• Diminuir as dores musculoesqueléticas.
• Auxiliar na recuperação física das lesões ocasionadas no esporte
• Dores da coluna vertebral ( hérnia de disco, contraturas, ciatalgia )
• Dores no cóccix ( quedas ou mesmo pós parto )
• Espondilite anquilosante ( alívio das dores )
• Atendimento de bebês e crianças ( cólicas intestinais, enurese noturna, distúrbios do sono, refluxo )
• Problemas respiratórios ( asma, alergias )
• Problemas digestivos ( refluxo, má-digestão, alterações intestinais )
• Problemas urinários ( incontinência, retenção de líquidos )
• Dores de cabeça de origem tensional e estresse.
• Dores e tensões na ATM
• Atendimento de gestantes ( dores musculares, tensões posturais )
• Problemas somato-emocionais ( depressões, ansiedade, estresse)

Como funciona a Terapia de Bowen?

Para olhares mais desatentos, a Terapia de Bowen parece ser apenas um conjunto de movimentos na pele (ou sobre roupa leve) em pontos muito específicos do corpo, provocando um estado de relaxamento profundo. Mas são estes pequenos movimentos que conseguem dar ao corpo as instruções necessárias para este atingir o equilíbrio.

Estudos recentes demonstraram que os níveis profundos de relaxamento podem ter efeitos benéficos nos nossos sistemas imunitários e hormonais. Contudo, a Terapia de Bowen é também eficaz em casos de problemas músculo-esqueléticos como as dores lombares que acontecem quando se faz um esforço exagerado ao pegar em pesos, ou lesões desportivas tais como torcer um pé, lesionar um músculo ou uma articulação.

Esta técnica baseia-se em alguns princípios nucleares que foram observados pelo seu criador. Tom Bowen reparou que o corpo mantém a sua estrutura devido à inter-relação de certos conjuntos-chave de músculos, através daquilo que se chama ‘fascia ‘. Já deve ter reparado nas camadas brancas translúcidas quando corta a carne ao preparar o jantar. Estas camadas são a fáscia, pequenos ‘lençóis’ (e às vezes tubos) que cobrem qualquer estrutura no corpo e variam de espessura e densidade.

Cobrindo todos os músculos, a fáscia permite a flexibilidade e os movimentos entre as várias partes do corpo. Uma das razões pelas quais a fáscia recebe tanta atenção por parte da Terapia de Bowen é porque ela desempenha um papel importante na nossa postura e, particularmente, na maneira em que posicionamos a nossa coluna vertebral.

Olhando para a nossa coluna vertebral como um pilar de uma tenda e olhando para esta rede fascial como as cordas que mantêm a coluna de pé, conseguimos perceber a quantidade de pressão a que as fáscia estão sujeitas. Da mesma forma, conseguimos imaginar o efeito de uma pressão errada ou fraqueza de uma, ou mais, destas cordas no pilar da tenda. No nosso corpo, isto pode ter várias reações: desde pressão nos nervos à saída da coluna vertebral, até à tensão nos músculos num dos lados do corpo, passando pelos padrões de compensação que o corpo cria. O resultado é por demais evidente: dor.

Ao contrário de algumas terapias complementares, que manipulam a coluna com o objectivo de restaurar o equilíbrio entre os vários ossos (para, por exemplo, libertar um nervo ‘preso’), a Terapia de Bowen direciona os músculos e as fáscias que mantêm a coluna nessa particular posição. Ao alterar a relação entre músculo e fáscia, torna-se inevitável uma alteração da estrutura, o que, como resultado, vai obrigar a coluna a adoptar uma melhor posição. Este método tem resultados mais duradouros.

Como é o tratamento de terapia de Bowen?

Inicialmente é efetuado um pequeno questionário acerca da história clínica do paciente e da razão da sua visita. Esta conversa entre o terapeuta e paciente serve para o terapeuta avaliar a quantidade de movimentos que o organismo da pessoa poderá assimilar positivamente, se há algumas contra-indicações quais os procedimentos a aplicar.

Um Tratamento Bowen consiste numa série de movimentos suaves e de grande precisão, que o terapeuta aplica ao nível da fáscia cruzando com os seus dedos sobre estruturas como fáscia, ligamentos, músculos e tendões.. A pessoa normalmente está deitada em uma maca e, em situações muito específicas, pode estar sentada ou mesmo de pé. Uma sessão de tratamento dura entre 30 e 45 minutos e pode ser aplicada diretamente na pele ou através de roupa leve.

Os movimentos são normalmente aplicados em sequências precisas (em grupos de 2 a 8 movimentos) e entre cada sequência de movimentos existem pausas de cerca de dois minutos em que o terapeuta deixa a pessoa relaxar.

Estas pausas permitem dar tempo de integração do tratamento. Geralmente, numa primeira sessão serão trabalhadas as zonas das costas, parte posterior do membro inferior, ombros, pescoço, e joelhos. Movimentos adicionais poderão ser acrescentados nas áreas onde os sintomas estão localizados. Nas sessões seguintes serão acrescentados procedimentos diferentes.

Muitas vezes as pessoas ficam perplexas com os poucos movimentos realmente necessários durante o tratamento e podem sair da primeira sessão com a sensação de ter poucas ou nenhumas melhorias. Não se preocupe, pois as reações a esta terapia podem mascarar a sua aparência calma e evasiva.

Idealmente cada sessão é espaçada de 7 dias, (não menos de 5 nem mais de 10 dias de intervalo). Normalmente são precisos entre quatro a oito tratamentos para resolver o problema apresentado. Mesmo problemas muito antigos podem responder muito depressa aos tratamentos.

Esta terapia não interfere com os cuidados médicos tradicionais. De facto, o input da técnica dirigido ao sistema nervoso é muito subtil e o corpo responde a seu tempo. Cada pessoa reage de maneira diferente a ritmos e níveis diferentes – cada indivíduo reagirá consoante o seu caso particular.

O tratamento propicia uma corrente de mudanças benéficas e uma sensação de bem estar geral. Como em qualquer tratamento de desintoxicação, logo que o cérebro começa o processo de reparação são comuns os efeitos secundários de rigidez muscular e uma leve sensação de corpo dorido, bem como ligeiras dores de cabeça. É importante notar que é a reação do organismo ao tratamento de Bowen, e não a técnica em si, que levam ao equilíbrio.

É recomendado que não se utilize outras terapias em simultâneo com a Terapia de Bowen, uma semana antes do primeiro tratamento e uma depois do fim do último. É totalmente desaconselhada a mistura de terapias uma vez que, embora a Terapia de Bowen não interfira com outras terapias, podem ser estas a interromper ou atrasar o processo de equilíbrio, anulando a eficácia dos movimentos de Bowen.

Uma vez terminada a sessão, a pessoa recebe recomendações que, basicamente, alertam para o facto de que se irá processar uma reorganização do organismo durante alguns dias. Nestes dias, é aconselhável não fazer demasiado esforços. É também aconselhado a andar diariamente 20 minutos e beber água em quantidade suficiente para limpar o sistema linfático, hidratar a fáscia e ajudar os músculos a obter o seu equilíbrio rapidamente.

Os 3 A’s

Qual é a história da Terapia de Bowen ?

Entre os anos 50 e 60, na Austrália, Thomas Ambrose Bowen (1916-1982), desenvolveu uma técnica terapêutica que viria a ser chamada de Técnica Bowen. Bowen vivia fascinado pelas diferentes posturas das pessoas e relacionava-as com os sintomas de doenças, dores musculares, etc.

Tinha uma extraordinária habilidade de observar como as pessoas andavam na rua, como se mexiam, ou se sentavam nos cafés e restaurantes, e tirava extraordinárias conclusões indo à raiz e à causa das dores destas pessoas pela simples observação.

Autodidacta, – Bowen não tinha qualquer formação na área de medicina – estudou a anatomia humana e, através da experimentação contínua, criou um método diferente e único. O seu fascínio pelo tratamento do corpo humano nasceu através do desejo de ajudar pessoas em sofrimento.

À medida que a sua fama cresceu, vários profissionais de saúde interessaram-se por esta nova técnica. De entre todos os interessados, Tom Bowen convidou Oswald Rentsch e sua mulher Elaine Rentsch para estudar com ele e documentar o seu trabalho.

Desde 1986 que o nome da Terapia de Bowen tem vindo a ganhar reconhecimento e popularidade em todo o planeta. Grande parte da sua popularidade passa pela técnica não invasiva, uma maneira suave e altamente eficaz de ajudar as pessoas a libertarem-se da dor sem manipulações forçosas, agulhas, comprimidos ou massagens.

Após a morte de Tom Bowen, Oswald e Elaine Rentsch dedicaram-se a preservar a técnica e assegurar que esta seria ensinada da forma original e, em 1997, fundaram “The Bowen Therapy Academy of Austrália”.

Desde então, Oswald e Elaine introduziram esta técnica em muitos países, honrando a promessa que Oswald fez ao Sr. Bowen, de divulgar seu trabalho pelo mundo. E têm hoje o apoio de um vasto e internacional corpo docente de instrutores dedicados que são credenciados e registrados pela “The Bowen Therapy Academy of Austrália”.

Endereço
CURITIBA - PR | Rua Governador Agamenon Magalhães, 750 - Cristo Rei, 82800-100
Endereço
PONTA GROSSA - PR | Clinica Fisioponta: Av. Bonifácio Vilela, 1078 - Jd. Carvalho, 84015-460